ACESSO CLIENTE
e-mail
senha
Esqueceu sua senha? Clique aqui

GIROLANDO

HISTÓRIA DA RAÇA

Apesar de o Girolando ser um mestiço entre zebu e europeu, e desta maneira não poder ser classificado como raça zebuína, o cruzamento possui hoje importante papel na produção leiteira nacional, e desta maneira merece espaço entre as importantes raças bovinas tropicais.

O mestiço de Gir com Holandês existe no Brasil desde o século IX. Antes dele, o gado pintado de negro era proveniente da raça Turma.

Na década de 40, o Girolando já era visto de norte a sul do país como o gado mais popular para leite, principalmente nos pequenos e médios currais. Em Uberaba, interior de Minas Gerais, recebia o nome "Holangir", seguindo a determinação do Ministério. No ano de 1987, a Assogir solicitou ao Ministério da Agricultura a adoção do nome "Girolando", prontamente aceito.

No início dos anos 90 surgiu a Assoleite - Associação Nacional dos Criadores de Girolando, em Uberaba, para realizar o controle leiteiro e Registro Genealógico, o qual teve início em 1989.

Em 1996 foi aprovado o padrão morfológico da raça Girolando, ao mesmo tempo em que a Assoleite mudava seu nome para Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, quando se firmava um convênio com a ABCZ para realizar o Registro Genealógico e o Controle Leiteiro em todo território nacional.

 

 

DADOS INDISPONÍVEIS
NO MOMENTO
Todos os direitos reservados
Tropical Genética    Av. Dr. Jaime Ribeiro da Luz, 971 - Sala 18    38408 188    Uberlândia MG    34 3211-5259