ACESSO CLIENTE
e-mail
senha
Esqueceu sua senha? Clique aqui

CLONE DE RECORDISTA MUNDIAL DE PRODUÇÃO À VENDA
14/06/2013

CLONE DE RECORDISTA MUNDIAL DE PRODUÇÃO À VENDA

Tropical Genética venderá clone de recordista mundial de produção durante o FestLeite 2013

No Brasil, a pecuária leiteira existe há mais de cinco séculos. Ao longo desse tempo, ela caminhou morosamente, sem grandes evoluções tecnológicas. A partir de 1950, coincidindo com o surto da industrialização do País, a pecuária leiteira entrou na sua fase dita moderna, mas, mesmo assim, o progresso continuou muito tímido, sem grandes mudanças.

Já no final dos anos 1960, o rumo das coisas começou a se alterar, quando o revolucionário leite tipo B ganhou expressão nacional. Entretanto, o salto mais qualitativo da pecuária leiteira aconteceu somente por volta de 1980. Daí em diante, o setor exibiu um dinamismo que nunca tivera, possibilitando afirmar que os progressos que teve em apenas duas décadas foram maiores que o dos últimos 480 anos anteriores.

Dos grandes precursores desse progresso foram as biotecnologias. Primeiro, a Inseminação Artificial (I.A.); depois, a Transferência de Embriões (T.E), seguida da Fertilização In Vitro (FIV). Tais ferramentas possibilitaram a rápida multiplicação dos animais de genética superior, aumentando significativamente a quantidade de animais de boa qualidade espalhados pelos rebanhos brasileiros.

No início dos anos 2000, mais uma biotecnologia foi experimentada em bovinos no Brasil. Em março de 2001, a Embrapa apresentou o primeiro clone bovino. Pouco mais de 10 anos após o nascimento do primeiro animal, outros exemplares, tidos como referência em suas raças, também tiveram suas cargas genéticas reproduzidas.

OFERTA DE UM CLONE DA RECORDISTA MUNDIAL DE PRODUÇÃO

A Tropical Genética, empresa especializada e reconhecida na América Latina pelo melhoramento genético de animais Girolando e Gir Leiteiro, em parceria com a Fazenda Calciolândia, pela primeira vez ao longo da sua história ofertará um clone bovino. E não é um produto qualquer: trata-se de um clone da Recordista Mundial de Produção de Leite, vencedora do Torneio Leiteiro da ExpoZebu 2011, com média de 49,676 kg/dia, atingindo pico de 56,170 kg: Quimbanda CAL. Não bastasse, Quimbanda é mãe de outra recordista mundial: sua filha Urutaína CAL, que produziu 49,873 kg/dia. A grande recordista ainda acumula a produção de mais de 12 toneladas de leite em 366 dias. Uma vaca que se tornou símbolo do Gir Leiteiro contemporâneo, muito eficiente e altamente produtivo.

O clone da recordista estará à venda durante o Leilão Elite Tropical Genética e Amigos, dia 21 de junho, às 20h30, no Tatersal do Parque de Exposições (CAMARU), em Uberlândia (MG). O arremate é o primeiro que acontece dentro do FestLeite Tropical 2013, evento promovido pela Tropical Genética de 20 a 23 de junho. Além do leilão de elite, o Festival do Leite coloca à disposição do mercado 2013 animais de genética superior, a maioria produtos de FIV. O participante terá a oportunidade de investir nesses animais durante o shopping de animais e em dois mega leilões que acontecem no sábado (22), e domingo (23), de 10h às 20h, com transmissão ao vivo pelo AgroCanal. Durante a abertura oficial do FestLeite, autoridades governamentais e lideranças do setor farão um debate acerca da cadeia produtiva do leite.

O FestLeite Tropical 2013 será o ponto de encontro da pecuária leiteira no mês de junho. Quem faz parte da atividade terá no evento a grande oportunidade de adquirir animais de genética melhorada, além de compartilhar experiências com grandes criadores de todas as regiões do País e ouvir, dos principais players da pecuária brasileira, quais são as perspectivas para o setor. 

 

DADOS INDISPONÍVEIS
NO MOMENTO
Todos os direitos reservados
Tropical Genética    Av. Dr. Jaime Ribeiro da Luz, 971 - Sala 18    38408 188    Uberlândia MG    34 3211-5259